O primeiro curso de pilotagem para mulheres motociclistas, em prol da segurança delas

E não acontecerá somente no mês da Mulher, mas sim todos meses do ano. A procura para cursos de pilotagem para elas, está sendo tão grande que é possível ter dois cursos por mês.

“O nosso principal objetivo é que o curso seja uma grande oportunidade e acessível para todas. É um treinamento que cabe no bolso, desenhado para que elas se sintam à vontade, sem se preocuparem com risadinhas ou até mesmo assédio”, diz Eliana Malizia, instrutora, piloto de testes de motos e criadora do Aceleradas Training C.P.M.M. (Curso de Pilotagem para Mulheres Motociclistas).

Eliana é Piloto de Teste, empreendedora, palestrante, instrutora e organiza eventos para mulheres motociclistas há quase 20 anos, e sempre faz pesquisas sobre o que elas querem, o que precisam e quais são suas queixas. “São 10 anos dando aula de pilotagem particular para motociclistas que que podem pagar por diversos cursos de pilotagem. Comecei a me chatear quando vi a quantidade de mulheres que gostariam de fazer um curso ou uma aula personalizada, mas sem qualquer condição financeira para cursos tão caros. Me dói o coração sempre que fico sabendo de acidentes nas ruas e nas estradas que talvez poderiam ter sido evitados e que acabam prejudicando muitas mulheres. Também fico profundamente indignada quando me contam que um instrutor de um curso que elas fizeram, as a trataram com diferença ou até mesmo o marido ou namorado que tentou ensinar pilotar, mas atrapalhou mais do que ajudou. São essas algumas das situações que acontecem. Por isso a nossa inciativa de treinar um grupo de instrutoras e formar um time para dar aulas teóricas e práticas para elas. E o melhor de tudo, com um valor viável – acredito que o mais acessível do Brasil. E se as inscritas levarem absorventes para doação, elas também ganham um bom desconto. Estes absorventes nós entregamos para mulheres carentes durante todo o ano. E mimamos muito as nossas alunas motociclistas, que ganham presentes, bóton exclusivo, certificado, além de muito aprendizado e de boas risadas juntas”, complementa.

O curso tem sido um grande sucesso. Nele, são ensinadas várias técnicas de pilotagem, com exercícios práticos fundamentais para segurança delas, como frenagens, entrada e saída de vaga, slalom para ganhar habilidade, baixa velocidade, entre outras. Na aula teórica, elas trocam dicas de equipamentos e até mesmo cosméticos que usam durante uma longa viagem. “Falamos sobre higiene em banheiros públicos, já que as motociclistas viajantes usam muito estes banheiros. Enfim, é um curso genuíno, humano, com a grande intenção de diminuir os acidentes de trânsito e aumentar a segurança delas. E porque também não, a autoestima das motociclistas?”, afirma Eliana.

Várias pesquisas apontam que mulheres motocicletas são mais felizes. Eliana afirma que faz muito sentido, quando lembra sobre o que aprendeu sobre ela mesmo em cima de uma moto. “Pilotar me trouxe equilíbrio e também me ensinou mais sobre mim. Foram muitas viagens sozinha, onde eu passei a me conhecer. Entender sobre meus medos, sobre desafios que consegui superar sem ajuda. Trabalhar melhor a autorresponsabilidade também foi algo que me fez mais forte. Hoje não tenho medo de um desafio que aparece no trabalho. Pode parecer engraçado, mas o o motociclismo nos dá, sim, um poder inexplicável”.

*Relatos de mulheres que fizeram o curso*

 

“Fiz o curso das Aceleradas. Achei muito produtivo e acolhedor. Os exercícios práticos foram ótimos e várias instrutoras pacientes me auxiliando. E gostei muito de saber que é possível agendar para reinar mais vezes. Sensacional!”

Alessandra Sanchez

“Estou imensamente agradecida pelo curso, achei incrível! Me senti acolhida e encorajada pelas instrutoras, agradeço muito por toda paciência.”

Isabel Marinho

*Relatos das instrutoras*

 

“É um privilégio fazer parte deste projeto como instrutora e ver outras mulheres confiando, se soltando, se entregando e aprendendo! O crescimento é nítido, assim como a emoção que rola a cada exercício.”

Tais Santos

“O que o Aceleradas Training está oferecendo não é apenas um monte de técnicas de pilotagem ou de aulas teóricas. O curso aborda sentimentos, medos, inseguranças e o resultado final é ver que todas são capazes!”

Leandra Lee

Os cursos acontecem na Remaza Tatuapé, em São Paulo, e as instruturoa já estão sendo convidadas para ministrarem o curso em diversos Estados do Brasil.

*Para mais informações acompanhem @aceleradas_* e @pilotagemparamulheres

 

 

 

 

 

 

Related posts